segunda-feira, 1 de junho de 2009

Psicólogo sente dor...

Em alguns atendimentos já pude perceber que existe uma fantasia recorrente na cabeça das pessoas... Que o psicólogo é uma pessoa que esta sempre bem, que não sofre, não sente dor, não se emociona.. Enfim, é um psicólogo.
Da mesma forma que os pacientes, os psicólogos, que são seres humanos, sentem, sofrem, se emocionam, porém aprendem com o processo de individuação a estarem mais do lado "deles mesmos".
Não é que seja mais "fácil" por que somos psicólogos, na verdade, se é mais ameno é porque aprendemos a nos dar auto apoio, segurança... O que de forma muito delicada e persistente,colocamos ao alcance de nossos clientes...

Um comentário:

  1. "(...)Trabalha com os sentimentos alheios o tempo todo, mesmo fora do consultório esta sempre “terapeutizando” e buscando explicações que não julguem nem condenem ninguém! Seria hilário se não sentisse tanto medo! Neste momento, era necessário ser muito corajosa para mostrar ao mundo que ela não era somente meiga, pura, compreensiva e paciente com os olhos brilhantes de otimismo. Ela não era apenas terapeuta! Ela é gente, também sofre e precisa de colo de vez em quando. Ela precisava de colo agora! Quem daria?"

    Amada, este é um "pedacinho" do meu livro, um momento que a minha personagem fala, esta em algum post lá no blog mais completo...rs...vc vai entender...adorei novamente, estou adorando vir aqui todos os dias...beijos e parabéns

    ResponderExcluir