quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Quando o psicólogo perde a linha... (e dá certo)

Já vi e ouvi inúmeras recomendações do que devem ou não fazer os psicólogos durante seus atendimentos.
Não atender celular, nem telefone fixo, rádio etc....
Não fumar!
Não ter cachorros, gatos e outros animais na sessão.
Não comer.
Não tocar, não abraçar, não beijar...
Não mandar mensagens...
Não ligar...
Não atender!!!
Não simpatizar...
Não, não, não...
Nunca se exceder!!!!
Jamais!!!!
Tive uma experiência marcante em minha vida...
Certa vez, em terapia... Eu andava num impasse, um conflito muito grande...
Parte de mim dizia para ir, chutar o balde... Outra parte dizia que não, ficar seria o melhor caminho...
A porcentagem de cada parte era exatamente igual!
Minha psicóloga ouvia a tudo paciente, sem pestanejar... Parecia até compartilhar daquele momento de imenso conflito.
SEntindo isso, mais eu falava, mais eu me envolvia em meu conflito... Menos resposta havia nesse envolvimento...
E pra falar a verdade, a cada palavra eu me sentia cada vez mais complexa, justamente pelo olhar da minha psicóloga!!!!
ATé que, como se um relampago passasse pela sala ela gritou... É GRITOU...
"Érica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O QUE VOCÊ ESTÁ FAZENDO COM VOCÊ??????????????"
"VOCÊ NÃO É ESSA PORRA DESSE CONFLITO!!!!!!!!!!!!! QUE QUE VOCÊ TÁ FAZENDO AI AINDA????"
POis é!!!! Ela fez TUDO que somos ensinados a não fazer!!!!
Se abaixou em minha frente, segurou firme em minhas mãos, olhou no fundo dos meus olhos e disse: "Volte pra gente! O mundo precisa de vc!!! Mas de vc de verdade!!!"
A sacudida foi tão forte que...
Tomei a decisão que eu queria, mas me enganava, para não tomá-la... E com isso "sair bem na foto!!!"
Obrigada!!!!
Foi o maior susto, mas o melhor movimento que até hoje foi feito por mim!!!!

Psicólogos podem se exceder... E o melhor disso tudo e que com isso podem ajudar ainda mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário