quinta-feira, 17 de junho de 2010

Aos pais...

Aos pais que têm filhos em terapia.
Primeiramente, trabalhar com crianças, fazer com que elas apareçam de verdade na terapia é um trabalho duro.
A criança mais do que o adulto sabe que está sendo analisada, observada e pensa por muitas e muitas vezes que esta sendo avaliada e julgada.
Isso faz com que se estabeleça uma série de defesas. Durante sua sessão ela tenta por muitas e muitas vezes "fugir". Até que se estabeleçam os devidos vínculos... É grande a batalha.
Enfim, por muitas e muitas vezes já ouvi que os problemas não estão na criança e, sim nos pais... Por ora prefiro não comentar tal afirmação porém, seria interessante observar que se os pais levam o filho a terapia precisam antes de mais nada:
1. Aprender a respeitá-lo. Não perguntar sobre o que a criança falou em sessão...
2. Aprender a confiar no profissional.
3. Aprender a estabelecer limites e entender que esses limites servem aos pais também. Não invadam, não atravessem seus filhos.
4. Ligue para o psicólogo apenas em caso de EXTREMA NECESSIDADE. Permita que seu filho relate primeiro ao psicoterapeuta o que aconteceu, senão o relato que vocês pais fizerem antecipadamente terá contaminado a sessão do seu filho...
5. O mais importante e por isso o mais difícil: PASSE A ACREDITAR EM SEU FILHO! Acredite que ele vai sim saber contar o que aconteceu, vai sim dizer sua versão dos fatos, vai sim compreender o que o psicólogo diz, vai sim mudar os comportamentos que julga necessário mudar, enfim ACREDITE. Seu filho pode estar muito contaminado pelo medo, pela desordem de seu lar, pela insegurança, por maus modelos, mas ainda assim há nele, e em todas as crianças uma ESSÊNCIA ÚNICA que é brilhante e pode sim escapar a tudo, se isso lhe for permitido!
ACREDITE!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário