quarta-feira, 9 de junho de 2010

E os problemas existem?!

Fiquei me perguntando hoje após atender uma pessoa, se de fato os problemas existem ou são a nossa "moda"de interpretar os fatos?
Fique durante 50 minutos ouvindo uma pessoa dizer que estava muito estressada pois seu colega de trabalho após arquivar documentos não encerrava o monte de pápeis com uma folha de sulfite, modo que ela julgava necessário para encerrar tal atividade...
Seu conflito todo existencial, por mais que eu tentasse faze-la olhar para outro ângulo, era este.
Este era seu problema real naquele momento.
Peruntei então se ela sentia este como sendo um problema de fato...
Fez-se o silêncio...
Nada, nenhuma resposta...
POr instantes achei que ela não houvesse entendido.
POrém quando veio a resposta me espantei!
"Não, Érica, esse é meu modo de ver a vida... COMPLICADO!sempre vi a vida assim... enxergando tudo como problemas... De fato eles não existem!"
Seu semblante mudou, iluminou-se, clareou!!!
Fez-se a luz!!!!!!!!
Compartilhei com ela esta sensação. Imagine viver sabendo que de fatos os problemas não existem, o que há de fato é a nossa erronea interpretação sobre fatos que permitimos nos invadir, nos atravessar e a partir dai, serem problemas.
Muitas pessoas levam a vida buscando problemas, pois sem eles o que mais podem fazer!?
Hoje graças ao convite recebido por esta pessoa passei a crer que os problemas não existem...
O que existe é nossa distorção, psicólogica, emocional, espiritual, mental...

Um comentário:

  1. Sabe que fiquei pensando sobre essa questao de criarmos problemas. E muitas vezes parece que queremos te-los pra termos com que nos ocupar, sabe? Porque enquanto a gente pensa e se preocupa com os problemas e situacoes que criamos, estamos evitando de pensar e olhar pra gente mesmo... pensei que podia ateh mesmo ser uma fuga...

    ResponderExcluir